Em 2004, se precisássemos de partilhar um ficheiro grande, tínhamos duas opções: 1-utilizar um serviço de partilha com o YouSendIt, que era bastante recente na altura. Ou 2-Copiar o ficheiro para um disco externo e entregá-lo ao recetor.

Hoje em dia, no que toca à partilha de ficheiros, existem muitas e diversificadas opções. Serviços como o Dropbox, Box, Google Drive, Microsoft OneDrive e Amazon Drive, permitem-lhe partilhar ficheiros grandes com facilidade, assim como guardá-los na cloud, sincronizar entre vários dispositivos e colaborar com colegas ou parceiros de negócio. Há muitos outros serviços, mas iremo-nos focar nestes.

BOX

Muitas vezes colocado em comparativos com o Dropbox, este serviço sempre foi mais talhado para empresas e negócios, enquanto o Dropbox estará mais focado nos consumidores finais e pmes. Algumas vezes criticado por ser pouco intuitivo. Mas no último ano, ambos os serviços deram grandes passos em frente no que toca à colaboração empresarial e à integração com a Google Suite e outros serviços.

DROPBOX

Como comentado antes, é um forte rival do BOX, pois hoje em dia já estão ambos virados para o mercado empresarial. Ambos oferecem um ecossistema saudável e uma boa integração com outras plataformas. A escolha poderá pender para o Dropbox no que toca a custos, pois este é bem menos caro na compra de espaço adicional. No início deste ano, houve também diversos melhoramentos no seu programa de sincronização e partilha no pc, com uma melhor integração direta nas aplicações Google por exemplo.

Microsoft ONEDRIVE

Este serviço teve um nascimento um pouco estranho, mudando várias vezes de nome: Windows Live Folders, Windows Live Skydrive, Skydrive e agora OneDrive. As suas potencialidades e funcionalidades variam entre versões (Pessoal e Empresarial). Integra muito bem (obviamente) com o Office 365 e oferece colaboração em tempo real com documentos Office.

Google DRIVE

Se está já bastante envolvido e integrado no ecossistema Google, então esta opção será bem descomplicada, já que integra nativamente com as restantes aplicações Google. Notar que os 15GB oferecidos na conta grátis, são partilhados com todos os outros serviços (Gmail, etc). Com o software cliente Backup and Sync, pode escolher que pastas no seu Windows sincronizam permanentemente com o Google Drive.

WeTransfer

Uma palavra para este site muito útil, que não é um serviço de sincronização, backup ou partilha, mas cujo propósito final é permitir enviar para alguém um ficheiro com até 2GB! Basta colocar o nome e mail do destinatário, carregar o ficheiro pretendido e enviar. Muito prático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *