Se está à procura de um telemóvel premium, estes dois têm que estar definitivamente na sua lista. Por mais de 1000€ cada, o iPhone 12 Pro e o Galaxy S21 Plus trazem na verdade alguns dos melhores hardwares e softwares presentes num telemóvel. Qual será então o dispositivo mais adequado às suas necessidades? Fique com algumas das principais diferenças a ter em mente antes de tomar uma decisão.
Processador
Nos Estados Unidos, o S21 Plus vem equipado com o mais recente Snapdragon 888 da Qualcomm, que é o chipset que muitos fabricantes Android utilizam para alimentar os seus topos de gama mais recentes. Já a Apple fabrica os seus próprios chips e colocou o seu mais recente processador A14 Bionic em todos os quatro modelos do iPhone 12, incluindo o 12 Pro. Embora cada chipset esteja no topo da sua área, o A14 da Apple tem uma vantagem com base em testes de benchmark de terceiros. No uso diário, no entanto, a maioria de nós teria dificuldade em detetar a diferença.
Fotos
Mesmo colocando as câmaras bem à prova, anunciar um vencedor não é muito simples, pois cada telefone tem os seus próprios pontos fortes. No geral, os modelos profissionais da linha S21 têm melhor zoom do que o iPhone 12s de última geração. Por exemplo, o S21 Pro tem uma câmara telefoto dedicada de 64 megapixels que pode dar zoom numa ampliação de 30x, enquanto o iPhone 12 Pro, que tem uma fantástica câmara telefoto, atinge no máximo 12x. O iPhone 12 Pro tira fotografias fantásticas de dia ou de noite. A Apple adicionou um novo formato de foto chamado ProRaw, o que significa que a câmara pode tirar fotos que dão às DSLRs tradicionais uma boa concorrência.
Ecrã
A Samsung reduziu a resolução do ecrã para metade no S21 e S21 Plus, para tentar economizar nos custos devido ao preço inicial. O iPhone 12 Pro tem um ecrã de alta resolução, mas o Galaxy S21 Plus apresenta uma taxa de atualização mais rápida de 120 Hz, o que torna a experiência suave e sedosa ao fazer scroll pelos feeds das redes sociais e a navegar entre aplicações. Antes do lançamento, especulou-se que a linha do iPhone 12 teria uma taxa de atualização de ecrã de 120 Hz – o dobro do iPhone 11. Mas esse não foi o caso: todas as variantes do iPhone 12 têm uma taxa de atualização de ecrã de 60 Hz.
Outros
Nenhum dos dois telemóveis vem com carregadores embutidos, mas o sistema magnético da Apple permite que carregue o seu iPhone 12 Pro com o chamado carregador MagSafe (vendido separadamente). Também pode anexar todo o tipo de acessórios na parte traseira do dispositivo, abrindo novas possibilidades e aplicações práticas.
